• Casa Nova

Conheça a PC-BA

À Polícia Civil do Estado da Bahia, órgão autônomo e permanente do Poder Público, integrante da estrutura da Secretaria da Segurança Pública (SSP), dirigida por Delegado de Polícia Civil, classe Especial da ativa, compete, com exclusividade, o exercício das funções de polícia judiciária, ressalvada a competência da União, cabendo-lhe, ainda, as atividades de repressão criminal especializada.


Estrutura organizacional

Conforme a Lei Orgânica da Polícia Civil do Estado da Bahia, a instituição tem a seguinte estrutura organizacional


I - Órgãos de Direção Superior;
II - Órgãos de Gestão Estratégica; 
III - Órgãos de Gestão Tática; 
IV - Órgãos de Suporte Operacional; 
V - Unidades Operativas.


Símbolos

O decreto nº 19.349/2019 definiu como símbolos institucionais da Polícia Civil do Estado da Bahia o Hino, a Bandeira, o Brasão e o Distintivo de Serviço Ostensivo, além de instituir o Selo, a Flâmula e o Estandarte oficiais.


Hino da Polícia Civil da Bahia

(Maestro Alcyvando Liguori da Luz e Delegado Geraldo Artur Reis de Castro)


Em defesa de legais valores

Na batalha do bem contra o mal

No combate, em duros labores

Entre a vida e a morte, o fanal


Ela tomba nos braços da história

Ressuscita nos sonhos de mil

Não deseja pra si honra ou glória

É polícia é forte, é viril


No respeito à lei se filia

Rediviva no seu ideal

É Polícia Civil da Bahia

Mantedora da paz social


Por sol tem o herói Tiradentes

Alicerce de raça e de luta

No Brasão e Bandeira presentes

Simbolismo de honra e labuta


Suas cores definem em concreto

A imagem de sua grandeza

No azul de um céu descoberto

E no branco da paz, a pureza


No amor de seus filhos certeza

Do dever que comanda é guia

No pulsar desses peitos, nobreza

É Policia Civil da Bahia


Bandeira

Bandeira da Polícia Civil da Bahia


Deve ser hasteada no frontispício do edifício-sede da Polícia Civil do Estado da Bahia, bem como em todas as dependências policiais com instalações adequadas, nas seguintes situações: nos dias úteis, em horário de expediente; nos dias de festa ou luto, estaduais ou nacionais; e nos dias de festa ou luto da Polícia Civil.


Brasão

Brasão Histórico da Polícia Civil da Bahia

O Brasão da Polícia Civil consiste em:

a) Escudo - azul, uma cruz pátea de prata, de pé aguçado, cheia do primeiro, acompanhada de duas torres de prata, lavrada e aberta de preto, bordadura dentada, do mesmo material;

b) Insígnia - estrela de cinco pontas, de prata;

c) Suportes - dois ramos de carvalho, com folhas e frutos, de prata.


Distintivo de serviço ostensivo

Distintivo ostensivo da Polícia Civil da Bahia

Conforme orientação do Conselho Nacional dos Chefes de Polícia Civil, o Distintivo de Serviço Ostensivo segue a padronização unificada das demais instituições de polícia judiciária do país: escudo metálico de campo dourado com raios de luz que partem da estrela do Brasão; o Brasão da Polícia Civil do Estado da Bahia em suas cores e formas; listel dobrado com a inscrição 'POLÍCIA', acima do Brasão, e 'CIVIL', abaixo, ambas em fonte Arial Black; e a inscrição 'BA', em corpo menor, na porção inferior do escudo.


Selo

Selo da Polícia Civil da Bahia

Peça decorativa que deverá ser utilizada em correspondências oficiais. Contém, sobre um campo vermelho, raios que partem da estrela do Brasão, que fica ao centro, emoldurado por dois listeis de cor azul marinho, com as inscrições 'POLÍCIA CIVIL', no superior, e 'DA BAHIA', no inferior. Todo o selo é margeado por pontilhado na cor branca.


Flâmula

Flâmula da Polícia Civil da Bahi

Consiste em um retângulo na vertical com a extremidade inferior terminando por um vértice, obedecendo as disposições do Decreto nº 19.349, de 27 de novembro de 2019.


Estandarte

Estandarte da Polícia Civil da Bahia

É atributo permanente do Delegado-Geral de Polícia Civil e deve ser firmado de maneira destacada em seu gabinete de trabalho. Consiste em um retângulo na horizontal, em campo vermelho, com duas faixas de azul ultramar e dois filetes de cor prata, que se unem ao primeiro. Ao centro, o Brasão da Polícia Civil da Bahia, pleno, em cores próprias, com contornos costurados em linha preta, obedecendo também às demais disposições do Decreto nº 19.349, de 27 de novembro de 2019.


 

Recomendar esta página via e-mail: