Seis traficantes ligados a “César Lobão” são presos

Um grupo de traficantes ligado a César Dantas de Resende, o “César Lobão” - recolhido há mais de um ano na Unidade Especial Disciplinar (UED), no Complexo Penitenciário da Mata Escura - foi desarticulado, nesta quarta-feira (11), por policiais da Coordenação de Operações Especais da Polícia Civil (COE), e do Batalhão de Choque da Polícia Militar, que cumpriram seis mandados de prisão preventiva e nove de busca e apreensão expedidos pela juíza Liz Rezende de Andrade, da 2ª Vara de Tóxicos. Deflagrada em Salvador, Simões Filho e na ilha de Itaparica, a operação resultou ainda na apreensão de droga, arma, celulares, computadores e dinheiro proveniente do tráfico.
Num imóvel ocupado por André de Jesus Lima, 32 anos, no subúrbio de Lobato, os policiais apreenderam 86 pedras de crack, um revólver calibre 38, seis munições do mesmo calibre, duas balanças de precisão e R$774,00 em moedas e cédulas de baixo valor. Ele e os comparas Jackson Meireles do Nascimento, 29 anos, procedente de São Caetano, e Daniel Santos Teixeira, 24, preso na cidade de Simões Filho, foram apresentados à imprensa, às 15 horas, no auditório do prédio sede da Polícia Civil, na Piedade, pela delegada Ana Carolina Rezende Oliveira, da COE, e pelo capitão Washington, coordenador do Núcleo de Inteligência do Batalhão de Choque.
Segundo informou a delegada, Daniel é irmão de Danilo Santos Teixeira, 29 anos, que distribuía drogas para César Lobão, auxiliado pelo restante do grupo retirado de circulação nesta quarta-feira. Paraplégico desde que fora alvejado numa troca de tiros com traficantes rivais, Danilo teve a prisão preventiva, cumprida na ilha de Itaparica, convertida em prisão domiciliar.
Pasta base
As investigações em torno da quadrilha começaram em fevereiro do ano passado, quando a polícia obteve a informação de que “César Lobão”, mesmo recolhido na UED, estaria atuando no tráfico em alguns bairros de Salvador, tendo como homem de confiança fora da cadeia um traficante conhecido como Carlos Alexandre, o “Xande”, morto em setembro num confronto. No mês de agosto, duas mulheres identificadas como Shirley Santana Araújo e Karina da Silva Bonfim foram presas com dez quilos de pasta base de cocaína na Avenida Gal Costa, região de São Marcos. Avaliada em R$ 200 mil, a droga estava sob a guarda de ambas, a mando de Danilo Santos Teixeira.
Também integrante do grupo de Danilo, Everson Santos Soares está sob custódia policial desde as primeiras horas da manhã de hoje, no Hospital Otávio Mangabeira, no Pau Miúdo, onde submete-se a tratamento contra tuberculose. Michele Carvalho de Souza, 19 anos, companheira de Everson, foi presa no bairro de Pernambués também em cumprimento de mandado da 2ª Vara de Tóxicos. A operação estendeu-se ainda à cela de “César Lobão”, na UED, onde os policiais apreenderam dois chips de celular que serão periciados.
Sob a coordenação da delegada Ana Carolina Rezende Oliveira, a operação “Grande Lobo” envolveu 45 policiais, entre delegados e investigadores da Polícia Civil e policiais militares, com o apoio do Departamento de Inteligência Policial (DIP) e da Superintendência de Inteligência (SI) da Secretaria da Segurança Pública. André de Jesus Lima foi autuado em flagrante por tráfico de drogas e porte ilegal de arma. Danilo, Daniel, Jackson, Everson e Michele serão indiciados por tráfico e associação ao tráfico ao final do inquérito.