Polícia esclarece dois latrocínios em Pojuca

Policiais da Delegacia de Pojuca esclareceram a autoria de dois latrocínios, ocorridos recentemente na zona rural daquele município, com a prisão de cinco homens, quatro deles integrantes de uma mesma quadrilha. O crime mais recente aconteceu no último sábado (1º), tendo como vítima o motoboy José Luís Gonçalves, assassinado com um tiro de revólver na cabeça na Fazenda Rio Fundo. Cinco dias antes, Manoel de Jesus Santos foi morto com um tiro de pistola no peito, em sua propriedade rural, na localidade de Miranga.
    Segundo o delegado Madson Santos Barros, titular de Pojuca, o autor do disparo contra o motoboy foi preso ontem (4), no município de Mata de São João. Trata-se de Carlos da Silva Araújo (Miagra), capturado juntamente com os comparsas Jussiê da Silva Araújo - flagrado circulando com a motocicleta roubada da vítima -, Robert dos Santos Dantas e Antônio dos Santos Araújo, este fornecedor do revólver usado no crime e de uma escopeta calibre 12, também apreendida com a quadrilha. As armas foram subtraídas de uma fazenda onde Antônio trabalhara.
    Sábado passado, José Luís Gonçalves fora solicitado por “Miagra” para transportá-lo na motocicleta Honda, modelo Fan, de cor preta, do centro de Pojuca para a Fazenda Rio Fundo, na zona rural. Chegando ao destino combinado, o assaltante deflagrou um tiro de revólver, calibre 38, na cabeça do motoboy, que morreu instantaneamente. De acordo com as investigações, “Miagra” e os três comparsas foram vistos por várias pessoas num ponto de mototáxi, tentando convencer José Luís a aceitar a corrida.
    Indiciados em inquérito policial por latrocínio, porte ilegal de arma e formação de quadrilha, Carlos da Silva, Jussiê da Silva, Robert dos Santos e Antônio dos Santos estão custodiados na Delegacia de Pojuca à disposição da Justiça Criminal. Com o autor do disparo, a Polícia apreendeu R$300,00 subtraídos da carteira do motoboy, cujos documentos pessoais foram jogados num rio. “Miagra” confesou que a documentação da motocicleta, comprada pela vítima poucas horas antes do crime, ficou com Ataíde Pereira dos Santos, apontado como o líder do bando e, no momento, foragido.

Flagrado em Catu

Também está preso na Delegacia de Pojuca, Edvaldo Soares do Vale, autor do tiro de pistola que matou o proprietário rural Manoel de Jesus Santos, no ultimo dia 24 de fevereiro. Quando tentava assaltar o agricultor em sua roça, na localidade de Miranga, com dois comparsas já identificados pela Polícia, Edvaldo recebeu um tiro de “garruncha” disparado pela vítima, que acabou sendo alvejada com um disparo de pistola, deflagrado pelo assaltante. Manoel de Jesus morreu no local.
    Ferido, Edvaldo Soares foi levado pelos comparsas para um hospital no município de Catu, sendo preso em flagrante naquela unidade de saúde por policiais civis. Encaminhado, sob custódia, para o Hospital Geral do Estado (HGE), em Salvador, recebeu alta médica, ontem (4), retornando para Pojuca, onde está à disposição da Justiça na delegacia local.
    Segundo o delegado Madson Barros, Edvaldo saiu há dois meses do Presídio de Valença, onde cumpria pena pó prática der roubo. Ele integra uma quadrilha responsável por diversos assaltos a mão armada contra mercadinhos e padarias em Simões, Filho, Camaçari, Dias D’Àvila e Pojuca .