DELEGACIA DIGITAL
ANTECEDENTES CRIMINAIS
Emita aqui o seu Certificado
BUSCAR DELEGACIAS
Saiba onde registrar sua ocorrência policial
Disque DENÚNCIA


Símbolos

- O Decreto nº. 26.287 de 10 de agosto de 1978, definiu como símbolos da Polícia civil, o brasão, o selo e a insígnia; indicando os modelos e a descrição respectiva. Os referidos símbolos, embora criados tendo como referência as atribuições da Secretaria da Segurança Pública, foram especificamente adotados como símbolos da POLÍCIA CIVIL DO ESTADO DA BAHIA. Em 11.04.1981, através do Decreto nº. 27.904, foram ainda instituídos côo símbolos heráldicos da Polícia civil o Estandarte e a Bandeira.
BRASÃO
Escudo-Azul, uma cruz pátea de prata, de pé aguçado, cheia do primeiro, acompanhada de duas torres de prata, lavrada e aberta de preto; bordadura dentada, do mesmo metal.
SELO
Com tamanho menor que o brasão, será adequado ao fim a que se destina.
INSÍGNIA
Estrela de cinco pontas, de prata, Suportes; dói ramos de carvalho, com folhas e frutos, de prata.
Comentário
A cruz pátea de prata, de pé aguçado, simboliza a Bahia, aludindo à figura da Ordem de Cristo que ostentavam as Caravelas do Descobrimento, ao marco de fé que foi firmado no Brasil para a 1ª. Missa e a Catequese - eventos destacados na formação da nacionalidade, implantados no território baiano. Determina sua estilização em prata, por diferença, a significação da integridade, da equidade e da vitória sem sangue. As torres e a bordadura, de prata, destacam as atribuições da Secretaria da Segurança Pública. A bordadura, por sua construção dentada, dá um fecho de proteção às figuras inscritas no escudo e retrata as Ameias fortificadas do castelo - símbolo heráldico da segurança adequado à Entidade. As torres, como peça do tabuleiro, complementam a representação associando a segurança a uma idéia da polícia, objetivos principais da Secretaria. A estrela adotada como insígnia, é símbolo de Estado, cuja representação consta no Pavilhão Nacional. Os ramos de carvalho assumidos como suportes, são indicadores da atividade policial inerente à Secretaria.
O ESTANDARTE
De forma retangular, medindo de pano 142 cm de comprimento por 96 cm de altura, deverá obedecer às disposições descritas no Decreto que o criou. Como atributo permanente do Delegado Geral da Polícia civil, deverá ser firmado de modo destacado em seu gabinete de trabalho e ostentará sobre seu pano, no espaço compreendido pela faixa superior, junto à haste, e, em volta da lança respectivamente, as medalhas insígnias e colares de ordens honoríficas conferidas à Polícia Civil.
A BANDEIRA
De construção retangular, medindo 90 cm de altura por 135 cm de comprimento, deverá atender os requisitos previstos no Decreto que a criou. Deverá ser hasteada nos estabelecimentos e repartições da Polícia Civil, em mastro próprio, sempre acompanhando as Bandeiras Nacional e Estadual, da seguinte maneira: 1 - nos dias úteis, durante horário de expediente; 2 - nos dias de festa ou luto, nacionais ou estaduais; 3 - nos dias de festa ou luto, da Polícia Civil.